sexta-feira, 13 de abril de 2012

Primeiro dia

 
PRIMEIRO DIA
Tema: PRESBÍTERO; Discípulos e Missionários, Servidor de Jesus Cristo.
     Chegada – silêncio – oração pessoal 
      Invocação a Santíssima Trindade - (cantado)
     Abertura – Quando o Espírito de Deus soprou.
Quando o Espírito de Deus soprou o mundo inteiro se iluminou! A esperança na terra brotou, e um povo novo deu-se as mãos e caminhou!
-Lutar e crer, vencer a dor! Louvar o criador! Justiça e paz, hão de Reinar! E viva o amor!
-Quando Jesus a terra visitou, boa nova da justiça anunciou! O cego viu, o surdo escutou, e os oprimidos das correntes libertou!
-Nosso poder está na união! O mundo novo vem de Deus e dos irmãos. Vamos lutando contra a divisão, e preparando a festa da libertação!
-Cidade e campos se transformarão! Jovens unidos na esperança gritarão. A força nova é o poder do amor, nossa fraqueza é a força em Deus libertador!

      Recordação da vida – (Lembrar nome dos padres que já serviram na Paróquia. A cada dois nomes lembrados canta-se)

 É missão de tosos nós Deus chama eu quero ouvir a sua voz. (bis)

ü     Hino -  Quero Ouvir teu apelo Senhor
Quero ouvir teu apelo Senhor, ao teu chamado de amor responder na alegria te quero servir, e anunciar o teu reino de amor.
E pelo mundo eu vou , cantando teu amor,  pois disponível estou, para servir-te Senhor (bis)

Dia a dia, tua graça me dás; nela se apóia o meu caminhar. Se estás ao meu lado, Senhor, o que então poderei eu temer?!...

     Leitura Bíblica – (Lucas 10, 25-37).
Silêncio – Partilha – Refrões...

     Meditação do Tema
Dirigente – Na Igreja, existem várias vocações, carismas, serviços... Hoje no início deste tríduo que une toda a Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro, queremos colocar aos pés de Maria Discípula e Missionária do Pai a vida e vocação de nosso povo, de modo especial dos nossos padres: Pe. Henrique e Pe. Fábio, as Irmãs na Vida Consagrada e Religiosa Filhas de Sant’Ana: Ir. Franssineti, Ir. Paulina e Ir. Rosely e pela perseverança dos nossos seminaristas: Júnior, Adilton, Luiz Antonio e Adriano, para que fiéis ao chamado de Deus, eles possam consagrar-se na fidelidade vivendo com amor e total doação. Que a exemplo de Jesus o Divino Mestre, eles possam consagrar-se sem reservas e limites a Deus na Igreja por seu povo.
Todos – Eis-me aqui Senhor, Eis-me aqui Senhor, pra fazer tua vontade pra viver do teu amor, pra fazer tua vontade pra viver do teu amor, eis-me aqui senhor.
      Leitor 1 - O que significa a palavra PRESBÌTERO?
Leitor 2 – PRESBÌTERO? (termo cristão) significa: ancião, aquele que está para o aconselhamento, o serviço. O presbítero é, portanto, o Irmão mai velho que agradece na graça com alegria por tudo que Deus tem feito por nós, abençoando-nos em nossas vidas, nos faz sentirmo-nos à vontade para promover a o serviço.
Leitor 3  Jesus, ensinou também, pela sua prática, que amar o próximo consiste numa ação que propicie dignidade humana e reintegração na sociedade (Mt. 9.35 ss). Por sua morte na cruz, Cristo assume toda a fraqueza deste mundo e sofre todo o poder de morte do mundo para, então, superá-las.
Leitor 5 - Todos os batizados em nome de Cristo são desafiados a testemunhar o amor de Deus não apenas no discurso, mas também na prática solidária com e entre as pessoas de nossa família, vizinhança, trabalho, comunidades, paróquia...
Todos – Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão. (Bis)
Leitor 1 - No dia a dia de cada um de nós, quem já não estendeu a mão a um amigo, vizinho desconhecido? Quem já não deu seu "ombro amigo" a alguém e soube pelo menos ouvi-lo. Quem já não teve uma ação solidária com alguém? Ações concretas sem esperar nada em troca e não atendendo a vaidades pessoais chama-se amor desinteressado, serviço sem reservas!
Leitor 2 – O Ministério Ordenado, é antes de tudo, um carisma, ou seja, um dom do Alto, do Pai, pelo Filho, no Espírito, que torna seu portador apto a desempenhar destinadas atividades, serviços e ministérios em ordem a salvação (LG 12b).
Leitor 3 – Na Igreja há uma grande diversidade de ministérios e carismas. Refletindo o sacramento da ordem, somos chamados a rezar o ministério ordenado, que é chamado ministério apostólico ou pastoral.
Leitor 4 – Quanto ao carisma é, ao mesmo tempo, reconhecido e conferido ao seu portador através de um sacramento específico, o sacramento da Ordem, que visa a constituir os ministros da unidade da Igreja na fé e na caridade de modo que a Igreja se mantenha na tradição dos Apóstolos e, através deles, fiel ao seu evangelho e a sua missão.
Leitor 5 – O ministério ordenado, na visão ministerial da Igreja, não detém o monopólio da ministerialidade da Igreja.
Todos – Não é a Síntese dos ministérios, mas o ministério da síntese. Seu carisma específico é o da presidência da comunidade, portanto, da animação, coordenação e com a indispensável e adulta participação de toda a comunidade. (LG 11b)

Canto: OS GRÃOS QUE FORMAM ESPIGA
  1. Os grãos que formam a espiga, se unem pra serem pão, os homens que são Igreja se unem pela oblação.
R.     Diante do altar Senhor, entendo minha vocação.
      Devo sacrificar a vida por meus irmãos (bis).
  1. Os grãos caídos na terra só vive se vai morrer. È dando que se recebe, morrendo se vai viver.

      Preces (espontâneas – resposta cantada)
Irmãos e irmãs cheios de alegria coloquemos diante do Senhor nossas vidas. E respondamos cantando.

Te amarei Senhor, Te amarei Senhor, eu só encontro a paz e a alegria bem perto de Ti (bis)

   Pai Nosso 
  Oração pelas vocações (Verso do livreto)
      Avisos
      Benção Final – Ó Deus que escolhestes Maria para ser a Mãe de Jesus, teu Filho, faze que pela força de sua oração junto a ti nossa Paróquia seja sinal da tua presença neste mundo. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
- O Deus que olhou para Maria volte para nós e nos faça caminhar na esperança da libertação, agora e para sempre.
- Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!


“Não se mede uma vocação pela grandeza do Chamado, e sim pela generosidade da resposta.”
(Pe. Zezinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário