sexta-feira, 13 de abril de 2012

Segundo Dia


SEGUNDO DIA
Tema: PRESBÍTERO; Chamado a ser Servidor
      Chegada – silêncio – oração pessoal
      Invocação a Santíssima Trindade - (cantado)
      Abertura – A Barca
-Tu, te abeiraste da praia, não buscaste nem sábios nem ricos. Somente queres que eu te siga.
Senhor, tu olhaste nos olhos, a sorrir, pronunciaste meu nome. Lá na praia, eu larguei o meu barco. Junto a ti, buscarei outro mar.
-Tu, sabes bem que em meu barco, eu não tenho nem ouro nem espadas. Somente redes e o meu trabalho.
-Tu, minhas mãos solicitas. Meu cansaço que os outros descanse. Amor que almeja, seguir amando.
-Tu, pescador de outros lagos, ânsia eterna de almas que esperam. Bondoso amigo, que assim me chamas.

      Recordação da vida – (Lembrar nome das várias congregações religiosas. A cada três congregações  lembradas canta-se)

Senhor se tu me chamas eu quero te ouvir, se queres que eu te siga respondo esi-me aqui (bis).
  
     Hino - VOCAÇÃO
1.      Se ouvires a voz do vento chamando sem cessar. Se ouvires a voz do tempo mandando esperar
R. A decisão é tua. A decisão é tua. São muitos os convidados, são muitos os convidados. Quase ninguém tem tempo. Quase ninguém tem tempo.
2. Se ouvires a voz de Deus chamando sem cessar. Se  ouvires a voz do mundo querendo te enganar.
3. O trigo já se perdeu. Cresceu, ninguém colheu. Mundo passando fome, passando fome de Deus.

     Leitura Bíblica – (João 13, 1 - 15).
Silêncio – Partilha – Refrões...

    Meditação do Tema:
Dirigente – Jesus e o mestre que nos ensina a servir. O cristão não pode se conformar em servir a sua maneira e dar o tempo que lhe sobra. O Padre é discípulo de Cristo, em tudo deve ser obediente ao Pai. Sua vida é toda serviço, porque em tudo amor. Ele reina servindo. "Eu não posso fazer nada por minha conta: julgo segundo o que vejo; e meu juízo é justo, porque no busco minha vontade, se não à vontade daquele que me enviou." - Jo 5,30.
Todos – Senhor, tu me olhaste nos olhos a sorrir pronunciaste meu nome, lá na praia eu larguei o meu barco, junto a ti buscarei outro mar. (bis)
Leitor 1 - "De igual modo vocês, quando tiverdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos o que deveríamos fazer." - Lucas 17,10. O serviço não é escravidão porque quem ama é feliz em poder servir. O Padre serve com alegria. Servindo exerce sua identidade, mas profunda. Ele é filhos de Deus, imagem de seu amor. Ao servir exerce criativamente todos os dons e habilidades que Deus lhe deu. Constrói o reino de amor. Jesus viveu 30 anos de vida anônima em Nazaré como carpinteiro. Assim nos ensina que os trabalhos da vida diária, aos, mas pequenos, feitos com amor esmerado, têm um valor imenso aos olhos de Deus. Jesus não veio para ser servido, mas para servir, Ele lavou os pés dos seus discípulos, no qual era um serviço reservado para os escravos, mas humildes. Sim somos seus discípulos devemos imitar-lo.
Leitor 2 – Aprendemos a servir contemplando a vida de Jesus e escutando-o em oração. No se trata só de rezar a nossa maneira de escutar a Deus. Quando oramos tendemos falar demasiado e escutar pouco porque estamos centrados em nossos próprios planos e queremos que Deus os realize. Então o trabalho se converte em ativismo sem frutos duradouros porque não estão guiados por Deus. Santo Agostinho escreveu em suas Confissões: “o Ótimo servidor é todo aquele que não atende tudo o que quer, mas quer a tudo aquilo que de Ti escuta." - Livro 10.  Marta de Betânia queria servir ao Senhor, mas não entendia que primeiro devia escutá-lo sentada a seus pés. 
Leitor 3 - Respondeu-lhe o Senhor: «Marta, Marta, te preocupas e te agitas por muitas coisas; e tem necessidade de poucas, ou melhor, de uma só. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.» - Lucas 10,41-42. E maior aquele que mais serve (e que mais escuta). Jesus sabia que ele era Deus: "sabendo que o Pai lhe havia posto tudo em suas mãos e que havia saído de Deus e a Deus voltaria," Jo 13,3. Porém, serve fazendo o trabalho, mas humilde: "se levanta de da mesa, e tira sua veste e, tomando una toalha, se cingiu...."  Jo 13,4.
Leitor 4 - Servir não se trata de impressionar e sim de amar. Não se trata de ativismo e sim de ser dócil à vontade de Deus. Os Apóstolos caminhavam a Jerusalém, todavia no sabiam escutar. Assim é o coração do homem sem a graça. Buscam postos importantes. Não entendem que todo posto é só em função do serviço segundo a vontade de Deus.  Marcos10, 32-45 lembra: iam a caminho subindo para Jerusalém, e Jesus caminha diante de eles; eles estavam surpreendidos e os que lhe seguiam tinham medo. Tomou outra vez a os Doze e começou a dizer-lhes o que lhe ia acontecer: “vejam que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos sumos sacerdotes aos escribas; o condenarão a morte e o entregarão aos pagãos, que caçoarão dele, lhe cuspirão, lhe açoitarão lhe matarão, e no terceiro dia ele ressuscitará.”
Leitor 5 - Se aproximaram dele Thiago e João, os filhos de Zebedeu, e lhe disseram: «Mestre queremos, nos concedas o que te pedimos». Ele lhes disse: «O queres que os conceda?» Eles lhe responderam: «Concede-nos que nos sentemos em tua gloria, um a tu direita e outro a tua esquerda». Jesus lhes disse: «No sabeis o que pedis. Podeis beber do cálice que eu beber, ou ser batizados com o batismo com que vou a ser batizado?»
Eles lhe disseram: «Sim, podemos. » Jesus lhes disse: «O cálice que eu vou beber vós também bebereis e também sereis batizados com o batismo com que eu vou a ser batizado; mas, sentar-se a mi direita ou a minha esquerda no e coisa minha e concedido, aos que estão preparado.»

Todos – Toma Senhor nossa vida em ação para mudá-la em fruto e missão (bis).
Leitor 1 - Aos dois estão os outros dez, começaram a indignar-se contra Thiago e João. Jesus, chamando-lhes, lhes disse: «Sabeis que os que são tidos como chefes das nações, as dominam como senhores absolutos e seus grandes as oprimem com seu poder. Mas entre vós não deve ser assim, porém quem quiser ser grande entre vos, será servidor, quem quiser ser o primeiro entre vos, será servo de todos, que tão pouco o Filho do homem veio a ser servido, e sim para servir e dar sua vida como resgate por muitos. »
Leitor 2- Servir é uma forma de ser antes de converter-se em atividade. O servidor primeiro aprende a amar. Se ama a seu Senhor amará também ao serviço. O serviço desinteressado flui do coração que ama. Servimos porque somos servidores. Tornamos o coração bem disposto pela escuta obediente ao Senhor. Ocorre quando o coração se assemelha ao de Jesus pelo amor. Esta é a obra do Espírito Santo. É por isso que Maria Santíssima e o melhor exemplo de servidora. Ninguém ama a Jesus como ela. Ela é a mulher do FIAT, "Faça-se em mim Tua vontade”.
Leitor 3 – O amor e o serviço requerem disciplina para exercer domínio de si e de usar as energias em obediência a Cristo. Só assim cressem as virtudes. Igual a um instrumento quebrado que tem pouco uso, o homem massacrado pelo pecado serve pouco porque tem pouca virtude. A má saúde não é obstáculo para ser servidor. Jesus pede a cada uno um serviço perfeitamente ajustado a seu estado de vida e suas capacidades. Um paralítico serve tremendamente a Igreja oferecendo sua vida em oração. É o pecado que nos rompe por dentro. a boa noticia é que Jesus veio a "reparar-nos", para que todos possamos amar e servir.
Dirigente - Refletiremos juntos sobre a história da multiplicação dos pães: Primeiro ato: ano 32 de nossa era, as margens do mar de Galiléia.
Leitor 4 - Uma multidão seguia a Jesus e  ao cair a tarde os discípulos disseram a Jesus: "Mestre, já é tarde, por que não despedes essa gente para que vá a busca do que comer? Devem estar famintos." Porém Jesus, como de costume, surpreende a seus discípulos: "dai-lhes vos mesmos de comer". Podemos imaginar a cara dos discípulos e o que passou por sua mente: "Impossível comprar comida para todos (eram más de cinco mil), seria melhor despedi-los e manda-los que cada um busque o que comer".
Leitor 5 – Porém, Jesus lhes disse: "quanta comida tende vocês?" Eles lhe responderam: "Cinco Paes e dois peixes..." quantidade claramente insuficiente para poder dar ao menos umas migalhas a toda a multidão. Jesus pede a todos que se sentem, e depois de dar graças a Deus, começou a partir e repartir... Todos comeram até saciar-se! E sobraram doze cestos...
Todos – Ao redor de tua mesa o Senhor não existe estrangeiros, somos cidadão do Reino, missionários e companheiros. Nesta Santa Eucaristia de amor tu te das a todos nós, para livrar o teu povo de um pecado mais atroz.

Dirigente – Segundo ato: ano 2012, em qualquer lugar do mundo. Há muitos homens e crianças que sofrem: famintos, enfermos, abandonados... Jogados na rua, sem esperança. De onde tirar pão, remédios, tempo para todos eles? "dai–lhes vós mesmos de comer". Repetem-se as palavras de Jesus. Mas são mais poucos chamados, e mais pobres desesperados, meu tempo, minha pessoa é cheia de debilidades e limitações, para 'alimentar' a essa multidão. "Dai-lhes vós mesmos de comer".

Leitor 1 – Jesus te diz: "Dai-lhes tu de comer, o que é que tens? Com quantos contas? Isso e o pouco que tens vou multiplicar e não para ti... mas para que, agracie, e o ponhas à disposição dessa multidão... Não alcançará? Não remediará nada? Acaso não confias em mim? Não alimentei a cinco mil pessoas com só cinco pães e dois peixes? Tu, derme-te. Dai-me tua pessoa, teu tempo, tuas capacidades, compartilha o que tens. Eu me encargo de fazer o milagre."
Leitor 3 – Sim, todavia podem dar-se os milagres. E más, se estão ao nosso arredor. Há muitos que ao compartilhar seu pão, seu tempo, sua pessoa em una obra boa, em um apostolado, em um serviço aos mais necessitados, estão colaborando a que muitos milagres se realizem hoje. Verdadeiramente Deus "multiplica" energias, bens, tempo, pessoas. Há muitos que podemos dar testemunho dele.
Canto: a escolha.
     Preces (espontâneas – resposta cantada)
Irmãos e irmãs cheios de alegria coloquemos diante do Senhor nossas vidas. E respondamos cantando.

A tua ternura Senhor, vem me abraçar. E a tua bondade infinita a me perdoar. Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de tuas mãos.

     Pai Nosso
     Oração pelas vocações (no verso do livreto).


      Benção Final – Ó Deus que escolhestes Maria para ser a Mãe de Jesus, teu Filho, faze que pela força de sua oração junto a ti nossa Paróquia seja sinal da tua presença missionária neste mundo. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
- O Deus que olhou para Maria volte para nós e nos faça caminhar na esperança da libertação, agora e para sempre.
- Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário